Preparação do Teste de Filosofia 10º Ano - Março de 2009

GRUPO A
Define "Valores".
São critérios de apreciação.

Explica o sentido da seguinte frase: "A polaridade e a hierarquização são características dos valores".
Porque nós não atribuímos a todos os nossos valores a mesma importância. Na hora de tomar uma decisão, cada um de nós, hierarquiza os valores de forma muito diversa. A hierarquização é a propriedade que tem os valores de se subordinarem uns aos outros, isto é, de serem uns mais valiosos que outros e os nossos valores tendem a organizar-se em termos de oposições ou polaridades. Preferimos e opomos a Verdade à Mentira, a Justiça à Injustiça, o Bem ao Mal, a beleza à fealdade, a generosidade à mesquinhez. A palavra valor costuma apenas ser aplicada num sentido positivo. Embora o valor seja tudo aquilo sobre o qual recaia o acto de estima positiva ou negativamente. Valor é tanto o Bem, como o Mal, o Justo como Injusto…

Distingue Juízos de valor de Juízos de facto.
Juízo de facto: É quando depende de uma apreciação objectiva (um facto algo que pode ser comprovado, sobre o qual podemos dizer que a afirmação é verdadeira ou falsa.). Juízo de valor: É quando depende da apreciação subjectiva (opinião).

Enuncia posições teóricas divergentes e opostas face à natureza dos valores.
O objectivismo axiológico: os valores existem em si e por si; os objectos são valiosos em si, independentemente do sujeito; são perenes e existem de modo intemporal, absoluto e incondicional.O subjectivismo axiológico: a não nega que haja coisas que possuam valor em si mesmo: simplesmente, sustenta que o criador decisivo dos valores é a subjectividade de cada um.

O que é a Pirâmide de Maslow?
É uma escala hierárquica das necessidades humanas que se apresenta em forma de pirâmide em que na base encontra-se as necessidades físicas e materiais para a sobrevivência do ser humano. No estado intermédio estão as necessidades de relações pessoais e sociais e no vértice da pirâmide surgem as necessidades de desenvolvimento pessoal.
Segundo Maslow, só procuramos satisfazer as necessidades do nível médio depois de satisfazer as básicas e com a satisfação destas duas vêm as do vértice.

Comenta a seguinte frase: "Hoje, fala-se muito em Globalização. Isso significa que assistimos a uma universalização dos valores?".
A globalização é a tendência para a universalização dos valores, é uma incógnita se é uma coisa boa ou má, na minha opinião acho que é má pois se acabarmos numa só cultura vão-se perder valores e tradições importantes.

Esclarece o sentido da seguinte frase: Não há uma maneira natural de estar ou de andar.
Porque todo o comportamento humano não é determinado pela natureza, é aprendido e todo ele tem um sentido cultural.

Qual a principal tese do relativismo cultural?
A principal tese do relativismo cultural defende o princípio de que todas as culturas têm igual valor, não havendo culturas superiores e culturas inferiores, pelo que deveria ser permitido a todas preservar a sua identidade.

Que objecções lhe podemos formular?
As objecções que lhe podemos formular é que há um núcleo duro de valores que é possível radicar do ser humano, enquanto sujeito racional, valores esses que transcendem as coordenadas do espaço e do tempo.

O interculturalismo é um meio de lidar com a diversidade cultural.Que princípios defende?
Defende como princípio básico e fundamental a relação e o diálogo entre culturas.

As normas morais são veiculadas pelos mecanismos de inserção social e interiorizadas pelos indivíduos.

A ética é a reflexão teórica sobre o fundamento das próprias regras práticas e sobre os objectivos e finalidades da conduta moral.

É a reflexão ética que permite ao sujeito transpor o plano da heteronomia moral, no qual cumpre a regra porque ela é imposta por mecanismos dos quais muitas vezes nem sequer toma consciência, para o plano da verdadeira autonomia moral em que se torna consciente e responsável pelas suas acções.

GRUPO B
Assinala qual das opções de resposta é a correcta.

A acção moral é pautada por:Normas.

Falar de ética é falar de “Filosofia moral”.Certo.

As normas morais ajudam a resolver conflitos sociais.Certo.

O primeiro grande pensador a debruçar-se sobre a conduta humana foi:Sócrates.

A heteronomia moral supõe que o sujeito _______não revela capacidade para se auto determinar.

Agir eticamente é:De acordo com a consciência de si mesmo.

As Tábuas da Lei que, segundo a Bíblia, Deus entregou a Moisés, são ______Um código moral.

O que entendes por:a)
Axiologia.
É a ciência que estuda os valores.

b) Ética.
Disciplina filosófica que tem por objecto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

c) Avaliar.

d) Dilema.
É um problema que oferece duas soluções, sendo que nenhuma das quais é aceitável.e)
Cultura.
São práticas e acções sociais que seguem um padrão determinado no espaço; Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

f) Identidade cultural.
É o sentimento de identidade de um grupo ou cultura, ou de um indivíduo, na medida em que ele é influenciado pela sua pertença a um grupo ou cultura.

g) Moral.
Conjunto de costumes e opiniões que um indivíduo ou um grupo de indivíduos possuem relativamente ao comportamento;conjunto de regras de comportamento consideradas como universalmente válidas;parte da filosofia que trata dos costumes e dos deveres do homem para com o seu semelhante e para consigo;h) Inserção social.

i) Responsabilidade.
É a obrigação a responder pelas próprias acções, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos.

J) Instituições sociais.
Consistem numa estrutura relativamente permanente de padrões, papéis e relações que os indivíduos realizam segundo determinadas formas sancionadas e unificadas, com o objectivo de satisfazer as necessidades sociais básicas.

L) Competição.
É a interacção de indivíduos da mesma espécie ou espécie diferentes (humana, animal ou vegetal) que disputam alguma coisa.

M) Cooperação.
É uma relação de entreajuda entre indivíduos e/ou entidades, no sentido de alcançar objectivos comuns, utilizando métodos mais ou menos consensuais.

N) Homem/Mulher.
É um ser humano do sexo masculino; é um ser humano do sexo feminino.

O) Pessoa.

O que é agir eticamente?
É agir segundo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal.

1. Qual o filósofo que chama de imperativo categórico à regra de comportamento que pode ser erigido em princípio supremo da moralidade?
Kant, filósofo racionalista do século XVIII.

2.Explica o que significa imperativo categórico.
Imperativo categórico é agir segundo máximas que todos possam seguir. Quando eu actuo em função dos meus sentimentos obedeço a um imperativo hipotético.

Sem comentários: