Correcção do teste de Março 2009

Teste de
Filosofia

10º Ano Turma E
Março de 2009



Grupo
A: Importância e características dos valores






  1. Explica
    o sentido da seguinte frase: "A polaridade e a hierarquização
    são características dos valores". 20 pontos




Os
valores definem-se como sendo entidades
virtuais; não existem na realidade, não são propriedade dos objectos,
são atribuídos às coisas por um sujeito.
Valor implica sempre uma relação de um
sujeito com um objecto, ao qual este atribui um determinado valor.


As
características fundamentais dos valores são a hierarquia e a polaridade.


Primeiro,
os valores apresentam-se sempre numa escala que vai do menos para o mais. A
esta ordenação qualitativa dos valores dá-se o nome de hierarquização e varia
de pessoa para pessoa; cada um tem a sua escala de valores que vai influenciar
as suas escolhas.


Por
outro lado, os valores aparecem sempre com uma dupla face: positiva e negativa.
A um pólo positivo (por exemplo: bonito) opõe-se sempre um pólo negativo (no
exemplo: feio).






  1. Distingue
    Juízos de valor de Juízos de facto.
    10 pontos




Juízos de Facto exprimem uma relação objectiva entre dois conceitos
Juízos de Valor exprimem uma relação subjectiva entre dois conceitos



  1. Relativamente
    à natureza dos valores, podemos falar de:



    1. objectivismo
      axiológico
      e de


    2. subjectivismo
      axiológico
      .
Esclarece o sentido
destas expressões.
20 pontos



  • para o objectivismo
    axiológico, os valores existem em si mesmos. São independentes dos
    sujeitos que os preferem ou desejam. São objectivos e absolutos. Não
    variam em função das flutuações dos nossos estados psíquicos ou das
    transformações histórico-culturais. São intemporais e universais. Ainda
    que todos nós fossemos injustos a Justiça continuaria a ser, em si
    mesma, um valor.
  • o subjectivismo axiológico, por seu lado, responde que os valores não
    existem independentemente dos sujeitos que avaliam. São os seres
    humanos que com as suas necessidades, emoções, experiências e contextos
    pessoais atribuem valores ao real.



  1. Comenta
    a seguinte frase: "Hoje, fala-se muito em Globalização.
    Isso significa que assistimos a uma universalização
    dos valores?
    20 pontos



(resposta de reflexão pessoal)



  1. Escreve
    na tua folha de teste a opção de resposta correcta a:
    5 pontos



    1. A
      acção moral é pautada por ______




        1. Valores.



        2. Normas.



        3. Crenças.













Grupo
B: Elementos constitutivos da cultura






  1. Esclarece
    o sentido da seguinte frase: Não há uma maneira
    natural de estar ou de andar.
    10 pontos


O ser humano é produto da cultura. Vive como que numa "segunda natureza". O seu comportamento condicionado, mas não determinado pela natureza (os instintos).



  1. Qual
    a principal tese do relativismo cultural?
    10 pontos



    1. Que
      objecções lhe podemos formular?
      10 pontos




  • ...embora haja variação nos valores de época para época, e de grupo social para grupo social, há um núcleo de valores que é possível radicar no ser humano.




  1. O
    interculturalismo é um meio de lidar com a diversidade
    cultural.



Que
princípios defende?
10 pontos



  • o interculturalismo defende o diálogo entre culturas.



  1. Escreve
    na tua folha de teste a opção de resposta correcta
    5 pontos



    1. As
      normas morais ajudam a resolver conflitos sociais.




        1. Certo.



        2. Errado











Grupo
C: Intenção ética e norma moral






  1. Esclarece
    o sentido das seguintes frases:
    20 pontos



    1. As
      normas morais são veiculadas pelos mecanismos de inserção
      social e interiorizadas pelos indivíduos.



    2. É
      a reflexão ética que permite ao sujeito transpor o
      plano da heteronomia moral, no qual cumpre a regra porque ela é
      imposta por mecanismos dos quais muitas vezes nem sequer toma
      consciência, para o plano da verdadeira autonomia moral em
      que se torna consciente e responsável pelas suas acções.
    (esclarece os conceitos: norma moral e inserção social)
(esclarece os conceitos de autonomia e heteronomia moral)





  1. Escreve
    na tua folha de teste a opção de resposta correcta
    15 pontos



    1. Falar
      de ética é falar de “Filosofia moral”.




        1. Certo.



        2. Errado.



    2. Agir
      eticamente é:




        1. Agir
          de acordo com as leis.



        2. Agir
          em obediência a valores religiosos.



        3. Agir
          de acordo com a consciência de si mesmo.



    3. As
      Tábuas da Lei que, segundo a Bíblia, Deus entregou a
      Moisés, são ______




        1. Um
          código moral.



        2. Uma
          reflexão de ordem ética.







Grupo
C: A necessidade de fundamentação da moral



  1. Qual o filósofo
    que chama de imperativo categórico à regra de
    comportamento que pode ser erigido em princípio supremo da
    moralidade?
    20 pontos




    1. Explica o que
      significa imperativo categórico.


Como o nome indica, um imperativo designa qualquer "coisa" a que devemos
submeter-nos imperativamente -- portanto, exige e ordena acções.

Kant distinguiu 2 tipos de imperativos: os hipotéticos
e os categóricos ou absolutos.

1) Os primeiros, enunciados sob a forma
"se queres atingir tal resultado, deves utilizar tais meios", são
condicionais: subordinam o imperativo a um fim, pelo que só têm
valor se (e só se) pretendermos atingir o fim (por ex.: "se quiseres
ter boa saúde, não cometas excessos"). Não têm,
por isso, carácter moral.

2) O imperativo categórico enuncia-se
sob a forma "é preciso porque é preciso": não
está subordinado a nenhum fim, tem um valor em si, representa "uma
acção como necessária por si mesma e sem relação
a uma outra finalidade, como necessária objectivamente" (in Fundamentos
da metafísica dos costumes
). O imperativo categórico assume
a forma da lei moral, que tem o seguinte enunciado: "Age de tal modo que
a máxima da tua vontade possa valer sempre ao mesmo tempo como princípio
de uma legislação universal
" (in Crítica da razão
prática
).






Grupo
D



  1. O que entendes por: 25 pontos



    1. Axiologia.


    2. Cultura.


    3. Identidade
      cultural.


    4. Instituições
      sociais.



    5. Ser Pessoa.





  • Axiologia é uma disciplina filosófica que estuda os valores, a sua natureza, o seu fundamento e função.
  • Cultura, tudo quanto se deve à acção humana (produzido) e o processo e meios dessa produção.
Assim, constituem a cultura:
objectos (monumentos, casas, instrumentos de trabalho, vestuário ... ),
práticas (o conjunto das actividades humanas) e
representações (ideias, sentimentos, desejos, aspirações, crenças).
  • Identidade cultural são os costumes e tradições de cada indivíduo ou grupo, acções que os distinguem dos outros povos.
  • Uma instituição é um corpo social organizado que visa responder a necessidades da colectividade, permitindo a integração do indivíduo na sociedade e fornece-lhe condições para desenvolver a sua individualidade, embora este tenha ter sempre em conta as regras instituídas.

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