No ano de 2003, em França, país onde vivem cerca de cinco milhões de muçulmanos, na sua maioria imigrantes ou descendentes de imigrantes de antigas colónias francesas, jovens muçulmanas, por meio de petições e de protestos de rua, reivindicaram o direito a usar na escola o véu islâmico que, como bem sabemos, cobre quase totalmente o rosto. O Estado francês, que é laico e aconfessional (isto é, separado do poder e das confissões religiosas), rejeitou a pretensão, sob alegação de que admitir tal comportamento seria admitir a introdução de símbolos religiosos em escolas públicas e assim transgredir princípios consagrados constitucionalmente. Embora a polémica continuasse durante algum tempo, com movimentos de opinião a favor e movimentos contra, o que é perfeitamente natural num estado democrático, a decisão foi mantida e, tanto quanto sabemos, acatada.
1. Que tipo de direito reivindicavam as jovens muçulmanas? Que fundamento poderiam apresentar para sustentar a sua reivindicação? Achas legítimo esse fundamento? Justifica.
As jovens revindicavam um direito religioso (direito de usar na escola o véu islâmico).O fundamento que poderiam apresentar era que a sua cultura e religião as obriga a usar o véu islâmico. Sim, porque cada pessoa tem a sua religião e os seus costumes e hà que respeitar isso independentemente do país onde esteja.
2. Teria o Estado francês agido correctamente? A tolerância poderia ter sido uma estratégia melhor? Justifica a resposta.
Sim.Talvez pois na realidade o estado francês só "pagou na mesma moeda" pois se no país delas temos de usar o véu, sendo ou não islamicas é normal que o estado francês se sinta no direito de fazer o mesmo.
3. Poderia dizer-se que na base desta reivindicação se encontra a defesa do relativismo cultural.
3.1 Qual a principal tese do relativismo cultural?
A principal tese defende que todas as culturas têm igual valor, não havendo culturas superiores e culturas inferiores, pelo que deveria ser permitido a todas preservar a sua identidade.
3.2 Que objecções lhe podemos formular?
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4. O interculturalismo é um meio de lidar com a diversidade cultural.
4.1 Que princípios defende?
O interculturalismo que advoga como principio básico e fundamental a relação e o diálgo entre culturas.
4.2 Que requisitos devem ser preenchidos para ser possível implementar esses princípios?
Devem evitar a "guetificação" cultural, procurar um denominador comum de direitos aceites por todos, reconheçer que as culturas são realidades dinâmicas e procurar um fundamento sólido para os direitos humanos.
5. Lê poema:
Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
Com gente de todo o mundo
Que a todo o mundo pertence.
Bate o sol na minha aldeia
Com várias inclinações.
Ângulo novo, nova ideia;
Outros graus, outras razões.
Que os homens da minha aldeia
São centenas de milhões.
5.1 Identifica a posição assumida pelo poeta face à diversidade cultural. Justifica.
O poeta acha que é bom conheçer outras culturas e até mesmo aprender com elas.
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